
Quem costumar ir a Iriri para passar férias ou fim de semana na praia pode não saber que, além do mar azul e da agitação noturna, há uma série de atrativos em seu redor que agradam a um público diverso.

Há cerca de 7 Km de Iriri (10 minutos de carro), está localizado o Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta (ES). O conjunto de edificações é formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção, construída em 1579, e a residência dos padres. No local há, ainda, o Museu Nacional São José de Anchieta, que preserva imagens, objetos litúrgicos antigos da igreja e objetos da antiga aldeia de Reritiba (hoje Anchieta).
Nas proximidades do Santuário, está o Rio Benevente, cuja história se confunde com a do próprio Espírito Santo. O rio foi a principal porta de entrada dos imigrantes ao estado e hoje é fonte de renda para pescadores da região. Passeios de barco, com uma vista privilegiada, são feitos rotineiramente, com destaque para as ruínas jesuíticas e também para o manguezal, um dos maiores e mais conservados do Espírito Santo.

Quem curte as montanhas também não fica na mão na região. Iriri fica a poucos quilômetros de alguns distritos tradicionais como Alto Pongal, com restaurantes e atrações turísticas, além de uma vista de dar inveja. Festas, como a Carretela, são um capítulo à parte.

Comments